quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CONDUTOR DA CHAMA CRIOULA SOME EM RIO


Bombeiros fazem busca a tradicionalista que caiu do cavalo em rio
(foto: Bruna Ostermann)

Um acidente interrompeu, na manhã de ontem, a viagem de um grupo de cavalarianos que conduzia uma centelha da Chama Crioula para Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
O tradicionalista Paulo Afonso Dorneles Pinto, 56 anos, caiu do cavalo durante a travessia do Rio Pardinho e desapareceu.
Formado por 14 cavalarianos e três homens de apoio, o Grupo Cavaleiros da Integração havia buscado a centelha em Venâncio Aires. O destino seria a Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul. Os tradicionalistas realizavam uma cavalgada ecológica, distribuindo mudas de árvores por onde passavam. O trajeto total seria de 150 quilômetros. 
Depois de pernoitar no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, em Sinimbu, o grupo seguiu viagem na manhã de ontem em direção a Vale do Sol. Faltando 50 quilômetros para completar, a cavalgada foi interrompida pelo acidente em Alto Sinimbu.
- Ele estava atravessando o rio por cima da ponte, logo atrás de mim. Eu vi que ele estava indo muito para a beirada com o cavalo e gritei para que ele voltasse para cima. No terceiro grito já era tarde demais e ele havia caído no rio - contou João Frohlich.
Com a chuvarada que atingiu a região desde sexta-feira, o rio avançou sobre a ponte de pedra utilizada pelos cavalarianos para a travessia e tornou ainda mais forte e violenta as águas do Rio Pardinho.
- O cavalo dele estava meio xucro antes de nós atravessarmos o rio. Eu ainda falei para ele deixar o cavalo e ir de carroça, mas ele insistiu e foi. O cavalo se assustou com a correnteza e jogou ele para o rio. Ainda vimos ele por cerca de 20 metros e, depois desapareceu - contou o coordenador da cavalgada, Paulo José da Rocha Machado.
O grupo de cavalarianos retornou ao CTG Tropeiro Velho e promete ficar em vigília até que o amigo seja encontrado.
Paulo Afonso Dorneles Pinto é um dos fundadores do Grupo Cavaleiros da Integração, criado há 17 anos, e participa todos os anos da cavalgada. Morador de Santa Cruz do Sul, ele é dono de uma oficina mecânica. É casado e pai de quatro filhos.

Fonte: blog do Léo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário