sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma estátua da Mulher Gaúcha!

Já escrevi aqui, numa certa feita e volto a levantar esse tema, acho que está na hora de ter uma estátua de uma mulher juntamente com a estátua do laçador, simbolo do Gaúcho na pessoa do grande Paixão Côrtes. A mulher sempre esteve ao lado do homem, tanto na vida social, na vida campeira, nas guerras e revoltas que aconteceram nesse Rio Grande.
Temos que deixar de sermos um estado "machista" com uma tradição machista e nos darmos por conta que a mulher é tão ou mais importante que o homem na história do Rio Grande do Sul.
Se, nossos historiadores foram insensíveis com as mulheres e poucos se falaram nelas, temos que nos dar por conta que a história nem sempre é verdadeira e nem retrata os fatos com a clareza que merece. 
Acho que tivemos Anitas, Cabo Tocos ou apenas camponesas, índias, chinocas, fazendeiras, patroas, como tantas que viveram pelos fundos dos campos lidando de igual para igual com os peões e Patrões. 
Temos hoje, mulheres à frente de CTGs, mulheres laçando em Rodeio, mulheres gineteando, mulheres na lavoura, mulheres caminhoneiras, mulheres guerreiras que ajudaram e alavancaram esse estado da mesma forma que tantos homens.
Deixo aqui, nesse dia internacional da mulher, o meu repúdio a história, ao machismo e ao descaso que fizerem e ainda fazem com a mulher. Para mim, serão sempre as preferidas e esta é a estátua que admiro.
Fica a dica, para ser pensado.

Bendita, Mulher Gaúcha!

Mulher, é força de pampa,
Parindo os filhos da terra,
É forma doce, na guerra,
Na imagem pura de Santa,
Quando a Pátria se levanta,
No brado de alguma Anita,
É a própria Atenas, escrita...
Na ternura de bem-me-quer,
Musas, ninfas ou mulher...
Por entre todas, bendita!

FELIZ DIA DA MULHER ÀS TRÊS MULHERES DA MINHA VIDA!

Sem comentários:

Enviar um comentário