sexta-feira, 25 de julho de 2014

Policiais mobilizam comerciantes para doar violão para artista de rua

Caso repercutiu nas redes sociais depois que as fotos foram postadas nesta semanaFoto: Elisene Ivakoski Rodrigues / Arquivo Pessoal

Músico veio para a Capital catarinense há alguns dias e está vivendo nas ruas de Florianópolis
O cenário foi o Corredor das Artes, feirinha que movimenta o Centro de Florianópolis todos os sábados. Augusto, mais conhecido como Guto, chamava a atenção por sua voz enquanto tocava músicas autorais e de outros artistas com um violão emprestado nas proximidades da Rua João Pinto. Mas sua aparência entregava que os últimos dias foram difíceis.

Vindo de Curitiba há alguns dias, Guto se separou e veio morar nas ruas de Florianópolis. No último sábado, dia 19 de junho, caiu nas graças de quem passava pela feirinha e chamou a atenção de dois policiais militares Isac e Andrade, que faziam rondas pelo local.
— A gente viu um cara com um talento extraordinário tocando um violão de uma das bancas e isso chamou a atenção da guarnição. Resolvemos ir falar com ele — contou o soldado Isac.

Guto conversa com moradora que se emocionou com a história. Ao fundo, os policiais Andrade (E) e Isac (D), que possibilitaram a boa ação
Foto: Elisene Ivakoski Rodrigues, Arquivo Pessoal

Na conversa, os PMs ficaram sabendo da história do artista, que além de músico fala inglês, espanhol e estava à procura de ajuda. Sensibilizados, os policiais mobilizaram comerciantes do Centro da Capital catarinense. Enquanto Guto ganhava um corte de cabelo e tinha a barba feita no Salão de Beleza Cristal, Isac e Andrade foram atrás de um violão para o músico. Os dois resolveram rachar um, mas ao saber do motivo da compra, o proprietário da Mensageiro Musical resolveu doar o instrumento.
— Quando voltamos com o violão, o Guto estava lá na João Pinto de cabelo cortado, barba feita, e o pessoal que estava em volta se emocionou quando viu a gente chegando. Meu olho encheu de lágrima e o do soldado Andrade também — relata o soldado.

Algumas pessoas que passavam pelo local tiraram fotos do momento e as imagens foram parar nas redes sociais.
— Foi bem emocionante, porque ele não imaginava que ia ganhar um violão. E foi legal porque ele canta muito — conta Elisene Ivakoski Rodrigues, que fez o registro fotográfico.
Músico conferindo o presente que tinha acabado de ganhar
Foto: Elisene Ivakoski Rodrigues, Arquivo Pessoal

A repercussão surpreendeu os autores da boa ação, principalmente quando o comandante dele compartilhou o ato e foi parabenizá-los.
— Não tenho dúvida de que é o policial da esquina, a pé, em moto, de bicicleta ou na rádio-patrulha, quem vai tornar a cidade mais segura e humana — comentou o Comandante do 4º Batalhão da PM Tenente-Coronel Araújo Gomes.

A última vez que Isac e Andrade viram o Guto foi na segunda-feira, passando com um pacote de pão embaixo do braço e feliz da vida com o novo violão. Segundo os policiais, ele estava esperando vaga em abrigo.
— Aquele dia a gente conseguiu dormir um pouco mais feliz. A gente não vai mudar o mundo, mas o mundo daquele cara a gente pode ajudar a mudar — comenta Isac.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

1 comentário:

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Fique emocionado com a atitude de quem sempre são vistos com maus olhos, porém esses policias demonstraram que podemos ter policiais diferenciados, quem ganha com isto é a sociedade. Por outro lado muitos precisam apenas de uma oportunidade e espero que esta tenha sido o começo de uma nova caminhada para esse que agora está morando pelas ruas, quem sabe possa ele, Guto, ter uma vida digna. Parabéns ao policiais Andrade e Isac e que seu ato sirva de exemplo para todas as polícias, que não precisam andar distribuindo presentes, mas distribuindo compreensão, cidadania e fraternidade. O ofício é duro, eu sei, mas as vicissitudes aos policiais impostas não é motivo para truculência. Aí está o exemplo.

Enviar um comentário