BIOGRAFIA

              Nascido lá da Vista Alegre - 5ª distrito de São Francisco de Assis, há muito tempo venho buscando caminhos pelos corredores da cultura sul rio-grandense. Literalmente nasci no meio tradicionalista, pois no ano de meu nascimento, Don Ney Moreira, meu velho Pai, que tropeireia lá na Estância grande do céu, fundava o CTG Tropeiro das Missões, na Vila Kraemer – distrito de São Francisco de Assis.
            Uma infância voltada para a  lida campeira, fiz de escola para um aprendizado cultural. A juventude no Grêmio Estudantil da Escola Senador Salgado Filho e posteriormente no Departamento Cultural do CTG Negrinho do Pastoreio, somaram para que hoje, pudesse navegar nesse mar de poesias, cantos e versos.
            No ano de 1993 fui o idealizador e criador da Querência do Bugio, festival que orgulha não só a Capital Mundial do Bugio, São Chico de Assis, bem como a Pátria Grande do Sul, pois é o resgate de um rítmo que muito orgulha os Gaúchos, por ser o único criado nessas plagas e com certeza teria que ser nesse chão pesado de História.
            Hoje tenho orgulho de dizer que faço parte do manancial de compositores que tentam dar vida aos temas campeiros deste estado.
                      Com músicas gravadas pelos Palcos do Rio Grande do Sul, com grupo de bailes como: Os Serranos, Os Monarcas, Porca Véia, Walter Morais, Grupo Floreio, Edson Vargas e Grupo Galope do Mouro, Grupo Cordiona, Tchê Sarandeio, karaguatá e tantos outros.
                O Palco dos festivais muito tem me ensinado, principalmente a respeitar o canto, o verso, a melodia e acima de tudo os artistas que dão vida aos poemas, aos quais sou eternamente grato. Com mais de 200 músicas gravadas por inúmeros artistas riograndenses, sendo muitas delas regravações, fato que me conforta e alegra, pois é visto que o trabalho da gente vem por um rumo certo. Faço desse legado um aprendizado para cada dia mais, melhorar e aprimorar o conhecimento, o saber e a vida, visto que essa tríade é que me faz trilhar por esse caminho.
                      Em 2010 tive o privilégio de vencer o Maior Festival do Brasil, a VIOLA DE TODOS OS CANTOS em São Paulo, com a música EU E O JOÃO DE BARRO, na bela voz de Arison e Emerson, música essa que ja tem diversas gravações.

          “QUEM LUTA POR SEUS IDAEIS NÃO MORRE NO ESQUECIMENTO”

                           MUSICAS PREMIADAS EM FESTIVAIS:


AGUACEIRO - Melhor Letra e Música vencedora do 19ª Ronda de São Pedro de São Borja
PRA QUEM FAZ CAMA DOS ARREIOS - Música premiada em 3º Lugar no 17º Grito do Nativismo de Jaguari
QUANDO A ALMA SE PÁRA INQUIETA - Música vencedora da 3ª Laçada do Canto Gaúcho de Brusque Santa Catarina
POR ONDE ANDAS, MEU FILHO? - Música premiada em 3º Lugar no 24º Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões
UM QUADRO DA ESTÂNCIA - Melhor letra e música vencedora da 15ª Tafona da Canção de Osório
DE QUEM RETORNA - Musica premiada em 2º  Lugar na 21ª Gauderiada da Canção Gaúcha de Rosário do Sul
AOS QUE GINETEIAM - Música vencedora do 1º  Fandango-fest de Rosário do Sul
UM POEMA PRA MARIA - Melhor Música no conceito do público da 4ª Carreteada da Canção de São Valentim - Santa Maria
NAS GAROAS DE AGOSTO - Música premiada em 2º  Lugar no 2º Canto do Ibicuí de Manoel Viana
POTRANCA SAUDADE - Música premiada em 2º  Lugar na linha campeira da Querência do Bugio 7º Aparte Caseiro
UM BUGIO, UMA GAITA E A MORENA - Musica vencedora da Linha Bugio da Querância do Bugio - 7º Aparte Caseiro
QUANDO A NOITE FAZ POEMA - Música premiada em 3º Lugar na 3º Invernada Missioneira de Santo Antonio das Missões
EU E O JOÃO DE BARRO - Música vencedora da 23ª Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha e vencedora do 8ª Viola de Todos os Cantos em Poços de Caldas, MG e São Carlos, SP;
QUANDO SE VAI UM CAMPEIRO - Melhor grupo vocal da 15º Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha - com o grupo Trio de Ouro.
UM PONCHO PRA TEUS OLHOS - Deu o prêmio de Melhor Intérprete para o Cantor Hélio Augusto na 9ª Querência do Bugio de São Francisco de Assis
TEMPO,SONHO E SOLIDÃO - Vencedora da 15ª Querência do Bugio de São Francisco de Assis e melhor Intérprete para Jean Kirchoff
DAS MÃOS DO GAITEIRO - Música Premiada no 2º Lugar no Ronco do Bugio de São Francisco de Paula
VIRANDO OS ARREIOS - Vencedora no Canto de Fronteira de Santana do Livramento